FEMUPO celebra 52 anos revelando talentos e valorizando a música brasileira em Barueri

FEMUPO celebra 52 anos revelando talentos e valorizando a música brasileira em Barueri

Barueri foi palco, entre os dias 3, 4 e 5 de outubro, de mais uma emocionante edição do FEMUPO – Festival de Música Popular de Barueri, um dos mais tradicionais eventos culturais do município e referência na cena musical paulista. Em sua 52ª edição, o festival reuniu artistas de diferentes estilos e gerações, reafirmando sua importância como espaço de incentivo, descoberta de novos talentos e consolidação de artistas que produzem música de qualidade.

Realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, o FEMUPO é um Festival de Música Popular Brasileira que há mais de meio século contribui para o fortalecimento da MPB e da produção musical independente.

Estrutura e objetivos do festival

O Festival é dividido em duas categorias:

  • “Prata da Casa”, destinada exclusivamente a moradores de Barueri;
  • “Livre”, aberta a músicos de todo o país.

Todas as músicas inscritas passam por um processo seletivo rigoroso. São escolhidas 10 músicas na categoria “Prata da Casa” e 20 músicas na categoria “Livre”, selecionadas por uma comissão de jurados indicada pela organização do evento. Durante as seletivas, as canções são apresentadas ao vivo, e a avaliação dos jurados determina as colocações finais.

Além de revelar talentos, o FEMUPO também tem como missão promover o intercâmbio artístico-cultural e proporcionar à população um espetáculo de alta qualidade, valorizando a diversidade e a riqueza da música popular brasileira.


 Resultados

Categoria “Prata da Casa”

Destinada aos artistas locais, a categoria destacou a força criativa e a autenticidade da produção musical de Barueri:

  • 1º lugar: Gonzaga Baião – Fabinho Zabumbão
  • 2º lugar: Dezembro – Gio Vieira
  • 3º lugar: Cidade em Mim – Andrew Mosse
  • 4º lugar: Ohio que o Parta – Will de Sousa

Categoria “Livre”

Aberta a artistas de outras cidades e estados, a categoria Livre reforçou o caráter democrático do festival e trouxe uma pluralidade de estilos e sonoridades:

  • 1º lugar: A Corrente das Marés – Thiago K e Bruna Moraes
  • 2º lugar: Luzeiro – Felipe Bedetti
  • 3º lugar: A Tragédia do Som – João Leopoldo
  • 4º lugar: Ensolarada – Jéssica Stephens
  • 5º lugar: Porque Só – Ana Luíza e Thomas Howard

 Melhor Intérprete

O prêmio de Melhor Intérprete foi concedido a Thiago K e Bruna Moraes, pela canção A Corrente das Marés, cuja apresentação emocionou o público e os jurados pela combinação de técnica, sensibilidade e expressão artística.


 Encerramento com Chico César

Após a apresentação dos finalistas o público presente foi brindado com um show especial de Chico César, um dos grandes nomes da música popular brasileira. O cantor e compositor paraibano encantou a plateia ao interpretar seus principais sucessos, como Mama ÁfricaÀ Primeira Vista e Estado de Poesia, encerrando o festival com muita emoção, ritmo e poesia.


Com meio século de história, o FEMUPO segue como um símbolo da tradição musical de Barueri, unindo gerações em torno da paixão pela música popular brasileira e consolidando-se como um dos mais importantes festivais do gênero no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *