Seu carrinho

Inauguração da Praça das Artes em Barueri

Considerado um dos complexos culturais mais importantes do Estado de São Paulo, a Praça da Artes foi inaugurada no sábado (dia 22) com apresentações artísticas que encantaram e elevaram a alma do público presente.  

A abertura contou com um flash mob – performance de dança – e, na sequência, os olhares apontaram para o topo da obra, na qual o público acompanhou uma apresentação de alto nível do balé aéreo da Cia Base, na qual “bailarinas alpinistas” performaram suspensas em cabos de aço no alto da fachada da Praça das Artes. O objetivo foi mostrar a quão grandiosa é a obra. 

Uma obra de arte 

“Para o Ruy, o fundamental da arquitetura é ter uma obra construída com aquilo de mais bonito. Isso foi feito nesse espaço, que é digno e democrático: uma obra de arte, como deveria ser toda arquitetura”, falou Rodrigo Ohtake em memória de Ruy Ohtake, arquiteto da obra e seu pai. 

Palco aberto 

Com diversas intervenções artísticas, os convidados conheceram os espaços do complexo, dentre eles o palco aberto que recebeu apresentações dos alunos da Oficina de Circo, o balé do Núcleo de Dança e a aparição dos alunos do Núcleo de Artes Visuais com suas criações. 

Palco barueriense 

O ator global Marcelo Airoldi, ao lado do músico Ítalo Queiroz, entrou em cena com um monólogo reunindo textos de Antônio Cândido, Karl Valentin, Federico Garcia Lorca, dentre outros, para enaltecer a relevância social e política do teatro.  

“Nos últimos anos vimos teatros sendo fechados, e ver a cidade de Barueri abrir um polo cultural, onde você poderá assistir espetáculos e se profissionalizar no mundo artístico é uma luta em favor da humanidade. Nós temos um governo que prega o uso de armas pra que as pessoas se defendam, mas as únicas defesas contra a barbárie e a violência é através da arte, e de uma educação voltada para o humanismo, e é isso que este espaço proporciona. É lindo ver uma Praça das Artes sendo inaugurada e participar desse momento na cidade onde eu nasci, é uma felicidade imensa”, declarou o ator.  

Orquestra 

O espetáculo “Cinema in Concert”, da orquestra do maestro João Carlos Martins, foi o ponto alto da noite.  

“Hoje é uma prova de que a ciência cura o corpo e arte cura a alma. Acabei a minha turnê internacional e fui parar no hospital, mas hoje eu saí de lá pra fazer esse concerto, saindo daqui volto para o hospital. Jamais poderia me ausentar nesse momento tão especial. Esse espaço não é um exemplo só pra São Paulo, é um exemplo para o Brasil”, disse o maestro. 

Grandiosa Obra 

“Quando passávamos por esse local sempre dizíamos que aqui um dia iríamos fazer uma grandiosa Praça das Artes para a nossa população. Vendo a maravilha dessa obra que é hoje realidade em nossa cidade, é um sonho concretizado e um marco em nossa história”, disse o secretário de Obras, Beto Piteri. 

“Esse investimento não é apenas para construção de um teatro, mas é para formação de cultura. Por aqui passarão 10 mil jovens por ano e onde poderão seguir uma jornada cultural, e isso contribuirá pra que o futuro seja pelo bem-estar social de todos”, afirmou o prefeito Rubens Furlan. 

Veja mais fotos no Facebook

Fotos: Colli

Femupo recebe 202 inscrições de 13 estados do Brasil

O tradicional Femupo (Festival de Música Popular Brasileira), criado em Barueri há 49 anos e coordenado pela Secretaria e Cultura e Turismo (Secult), recebeu 202 inscritos na edição de 2022.

O Festival se divide em duas categorias: Prata da Casa, que contempla os artistas da cidade de Barueri, e a categoria Livre, que abrange artistas de todo o Brasil. Artistas de 13 estados inscreveram suas canções. São Paulo foi o estado com a maior participação, somando 103 inscritos, seguido por Minas Gerais (24) e Rio de Janeiro (12), o restante contou com a média de dois inscritos.

Erik Heimann, coordenador do Núcleo de Música de Barueri, faz parte da comissão que está avaliando as canções inscritas e ressaltou: “as inscrições para o Femupo 2022 estão passando pela comissão de triagem e revelou uma grande ‘paleta de cores musicais’, representando muito bem a diversidade da música brasileira. Após um período de pandemia, difícil especialmente para a categoria artística, as composições inscritas este ano inspiram quase que uma revitalização da arte de compor canções. Otimistas, bem humoradas, saudosas, românticas, poéticas, singelas, complexas, vibrantes ou calmas, as concorrentes deste certame, com certeza, encantarão as plateias do Festival”.

As eliminatórias serão realizadas no Centro de Eventos nos dias 7 e 8 de outubro. Serão apresentadas 10 músicas na categoria Livre e cinco na categoria Prata da Casa para cada dia, das quais o júri escolherá 10 músicas na categoria Livre e quatro na categoria Prata da Casa para a finalíssima. A grande final do Femupo  será realizada no dia 9 de outubro.

O resultado da seleção poderá ser conferido a partir do dia 10 de setembro AQUI, no Jornal Oficial de Barueri ou pelo telefone da Secretaria de Cultura e Turismo: (11) 4199-1620.

Dia do Orgulho Nerd com festival na Gibiteka Max Zendron

Cultura celebra Dia do Orgulho Nerd com festival na Gibiteka Max Zendron em Barueri

Texto : Viviane Rodrigues – Editoria

Para comemorar o dia do Orgulho Nerd, celebrado no dia 25 de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri organiza no próximo dia 21 (sábado) o Festival K Pop, na Gibiteka Max Zendron (rua Rio Grande do Sul, 234, Vila Boa Vista), das 10h às 20h, com entrada gratuita.

No evento, os participantes poderão conferir desfile de cosplay, apresentação de grupos de dança K Pop, jogos de vídeo games, (inclusive retrô e VR 360) jogos de tabuleiro entre outras atividades geek.

O universo do mundo nerd e geek tem crescido muito, com inúmeras atividades e expressões relacionadas a segmentos da cultura pop (HQs, games, fantasias de super heróis, jogos RPG etc). Em Barueri, a Gibiteka Max Zendron é tradicional espaço para esse público, contendo uma gama enorme de gibis, fanzines, jogos, entre outros atrativos. 

Orgulho Nerd
O dia 25 de maio foi escolhido devido a dois grandes símbolos do universo nerd. O primeiro é sobre o legado do escritor Douglas Adams, e o outro tem a ver com o início da jornada de Luke Skywalker em Star Wars: Uma Nova Esperança.

Douglas Adams é autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, obra que sempre foi um dos cânones da literatura nerd, principalmente ao misturar ficção científica com elementos humorísticos.

Em 2001, duas semanas após a morte do autor de Adams, os fãs decidiram fazer uma divertida homenagem, enaltecendo um dos elementos mais icônicos da trilogia: eles batizaram o 25 de maio como o Dia da Toalha.

O Orgulho Nerd é algo mais recente. O primeiro relato de uma movimentação da comunidade geek para reafirmar suas preferências foi em 2006, quando um grupo de nerds espanhóis decidiu mostrar que não tem problema em ser a galera excluída do colégio e que gosta de coisas que ninguém mais gosta.

Então definiram o dia 25 de maio, uma vez que neste dia, em 1977, estreava Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança. E nada pode ser mais nerd nesse mundo do que Guerra nas Estrelas.

Aula aberta de Cenografia

Cultura oferece aula aberta sobre cenografia no dia 19

Já imaginou aprender a criar cenários incríveis que poderão ser utilizados em espetáculos teatrais, instalações culturais, eventos e filmes? Pois o curso de Cenografia é uma das atividades oferecidas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, através das Oficinas de Artes. 

No dia 19 de maio será realizada no Centro de Eventos, das 13h30 às 16h30, uma aula especial aberta para alunos e para aqueles que tiverem interesse em aprender mais sobre cenografia.

Para participar é só comparecer ao Centro de Eventos no dia oficina, com 30 minutos de antecedência. O endereço é Rua Sebastião Davino dos Reis, 672, na Vila Porto. 

O professor de artes visuais Gilvan Frazão mostrará detalhes técnicos sobre medição de palco, escala e apresentará vídeos selecionados sobre o tema. Para participar da aula é necessário ter idade a partir de 15 anos.

“Durante a aula os alunos vão entender melhor como é feita a preparação e criação de um espetáculo. Teremos como convidados professores de vários seguimentos da cultura. A ideia é fortalecer o diálogo sobre esse assunto e melhorar o entendimento de artes como dança, música, teatro e artes visuais”, ressalta Gilvan.

Curso Gratuito de Cosmética artesanal e perfumaria

Sads abre vagas para curso gratuito de cosmética artesanal e perfumaria

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) irá disponibilizar vagas para mais uma oficina de geração de renda à população. Trata-se do curso de Cosmética Artesanal e Perfumaria, totalmente gratuito.

A inscrição é aberta para moradores de Barueri maiores de 18 anos e poderá ser realizada no período de 24 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022 ou até durarem as vagas.

Os interessados devem ir à sede da Sads, que fica na Avenida Vinte e Seis de Março, 1.159 – Jardim São Pedro, das 8h às 16h30. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

O curso tem carga horária total de 48 horas. Serão 12 dias de aula ao todo, ocorrendo três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira) nas seguintes opções de horários: das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

As aulas devem começar dia 7 de fevereiro e o térmico está previsto para 7 de março.

Todas as aulas serão ministradas no prédio da Sads e obedecerão às regras sanitárias vigentes para proteção contra a Covid-19.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4199-2801 ou 4199-2800 nos ramais 199, 220 244.