
Projeto ‘Memórias de Carvalho’ que faz um resgate das cantigas populares e do brincar
abril 11 @ 2:00 pm - 4:00 pm
Free
Osasco recebe no dia 11 de abril o projeto ‘Memórias de Carvalho’ que faz um resgate das cantigas populares e do brincar, O projeto, idealizado pelas irmãs, Ana Maria Carvalho, mestra da cultura popular, e Bel Carvalho, educadora social, é uma atividade para toda a família
Há mais de 30 anos, Ana Maria Carvalho e Bel Carvalho se firmam como guardiãs da cultura maranhense. Desde que deixaram a cidade natal de Cururupu, no Maranhão, as irmãs sustentam o compromisso de preservar as memórias que guardam da infância e que, recontadas, são capazes de manter vivos os saberes tradicionais que atravessam gerações, e também os limites territoriais do País.
O público de Osasco poderá assistir ao espetáculo no dia 11 de abril, quando o projeto chega na Fábrica de Cultura da cidade — Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis”.
Memórias de Carvalho
O projeto de Ana Maria e Bel Carvalho é uma iniciativa que convida o público a revisitar as histórias que foram contadas a elas ainda crianças. Um verdadeiro baú cultural onde se encontram cantigas e brincadeiras populares, passadas adiante por cantadores e mestres da cultura popular brasileira, mas também pelos pais, tios e avós das meninas maranhenses.
Ana Maria e Bel emprestam a voz para conduzir a linha-narrativa do espetáculo ancestral, que se promete dançante e brincante. Os sons e narrativas, garante a dupla, remontam um Brasil do interior, negro e popular. Memórias de Carvalho está sendo viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 20/2024, de Projetos Culturais para Pessoas 60+ na Indústria Criativa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura (governo federal).
“É um trabalho de resgate das nossas vivências de infância, e daquelas colhidas ao longo de décadas de trabalho com arte e educação. O Memórias de Carvalho nos permite voltar ao passado, e também nos prepara ao fazer atual, com a continuidade das brincadeiras. A ideia é trazê-las para outras pessoas, outros lugares, e resgatar o prazer do brincar, das trocas coletivas, mantendo vivo o nosso acúmulo cultural”, avalia Bel Carvalho.
A cada apresentação, Ana Maria e Bel são acompanhadas por quatro musicistas e dois brincantes, que cuidam de convidar o público a interagir com as canções e as brincadeiras. São apresentadas onze cantigas tradicionais populares, uma delas ‘Sapo Cururu’, adaptada por Ana Maria Carvalho.
O projeto Memórias de Carvalho é uma produção compartilhada pela PiÔ – produção e projetos e a Igarapé Cultura e Arte. São quatro apresentações gratuitas no estado de São Paulo, entre os meses de abril e maio.
A abertura do espetáculo acontece na cidade de Osasco, em 11 de abril. As agendas seguem em São Paulo, na capital, no dia 13 de abril; e em São José dos Campos no dia 4 de maio. Também está previsto um show em Campinas.
Ana Maria e Bel Carvalho sobem ao palco acompanhadas de Edu Guimarães (sanfona), Helô Ferreira (violão), Ariel Coelho (percussão), Tahyná Oliveira (flauta); e das brincantes Aline Fernandes e Júlia Coelho.
As apresentações reservam dois momentos ao público: o show e uma roda de conversa em que será discutido a importância do brincar como um direito e como expressão cultural de crianças e adultos em diferentes comunidades e contextos sociais. O espetáculo conta com acessibilidade e recursos de libras e audiodescrição.
Crédito Imagens: Alecio Cezar
Realização
Igarapé Cultura e Arte
Piô – Produção e Projetos
Confira a programação
OSASCO
Data: 11 de abril (sexta-feira)
14h – Show Memórias de Carvalho
15h – Roda de conversa: ‘O envelhecimento e o direito ao brincar’, com Ana Maria Carvalho, Bel Carvalho e Leila Castro; mediação de Aline Fernandes
Onde: Fábrica de Cultura 4.0 Osasco
R. Santa Rita, s/n – Rochdale, Osasco – SP
Atividade Gratuita
Acessibilidade: libras
Sobre Ana Maria Carvalho e Isabel Carvalho
Ana Maria Carvalho é cantora, arte educadora, figurinista e brincante da cultura popular brasileira. Premiada como Mestre de Cultura Popular em 2017 pelo Ministério da Cultura, sua origem maranhense revela ritmos tradicionais como o Bumba Meu Boi, Cacuriá, Ladainhas do Divino Espírito Santo, cirandas, acalantos e cantigas de roda.
Movida pela arte, percorreu o Brasil com os grupos Cupuaçu e Teatro Ventoforte, atuando em espetáculos e ministrando oficinas em diversos espaços culturais. Em seus 40 anos de carreira musical, tem o disco “Por Mim e Pelo Meu Povo” como grande símbolo de seu trabalho, reunindo em seu repertório ritmos que apresentam simultaneamente a singularidade e a pluralidade da cultura popular brasileira.
Bel Carvalho é maranhense de Cururupu, vive em São Paulo desde 1987 e atua como educadora social em escolas, institutos e ONG’s. Tem especialização no desenvolvimento artístico e motor de pessoas com deficiência intelectual e na difusão da cultura, artesanato, música e dança popular. É mestra do Grupo Cupuaçu – Centro de estudos de danças populares brasileiras, importante pólo irradiador da cultura popular. É autora do livro Do Auto do Nosso Boi, lançado em 2022, e do álbum Memórias de Carvalho, ao lado de sua irmã Ana Maria, lançado em 2023. Em 2024, lançou seu primeiro álbum solo “Fogueira Doce”, com as toadas do livro. É finalista do Prêmio Profissionais da Música na categoria Mestra da Cultura Popular.