@BarueriEventos
Teatro – Comédia
Nesta montagem adaptada da obra de Aluísio Azevedo a história conta que: João Romão, português avarento, é dono de uma venda, amasiado com Bertoleza, escrava fugida, quitandeira.
Com o dinheiro que Bertoleza junta para comprar a liberdade, João Romão compra um terreno e constrói um cortiço ao lado da casa de Miranda, seu rival, por quem alimenta inveja e intolerância.
Os mais diferentes tipos passam a habitar os cubículos, entre eles: Machona, lavadeira escandalosa; Pombinha, moça boa que se vulgariza; Rita Baiana, mulata faceira; Firmo, malandro valentão; Léonie, prostituta; Albino, homossexual; Jerônimo e sua mulher, e outros. O dia-a-dia tumultuado acaba por levar o cortiço a ser destruído quase completamente por um incêndio. A tragédia faz surgir outro cortiço rival: O Cabeça-de-gato. Uma briga entre os dois cortiços leva ao segundo e destruidor incêndio. Ainda mais rico, João Romão inicia sua luta para livrar-se de Bertoleza e se casar com Zulmira, filha do seu inimigo Miranda.
Romance Naturalista, principal representante deste movimento no Brasil, cujos personagens principais são os moradores de um cortiço no bairro do Botafogo no Rio de Janeiro, a obra apresenta toda a sorte de patologias sociais, um mundo doentio de traições sórdidas, violência, furtos, abusos sexuais, etc. Valorizando os costumes e elementos de sua época, esta comédia leva o espectador a refletir sobre as ações destrutivas ao convívio em grupo.
Duas sessões.
21 de Agosto | Quarta às 09h30 e 20h00 | Duração: 70min
Ingresso – PROMOCIONAL – R$ 20,00