@BarueriEventos
A partir da análise de cartões-postais, a palestra aborda os ícones urbanos que produzem a imagem da metrópole de São Paulo. Selecionados para a promoção de fluxos socioeconômicos e turísticos, os ícones urbanos propiciam reflexões sobre a fragmentação das relações sociais no espaço urbano e seus significados.
A pesquisa privilegiou, além das fontes bibliográficas, um rico material iconográfico, em que o cartão-postal foi o elemento principal. No processo em que ícones urbanos podem ser considerados sínteses de espaços urbanos como grandes metrópoles globais, eles são dotados de funções de divulgar uma totalidade que, no caso de São Paulo, oculta outras facetas em que há discrepâncias sociais latentes, privilegiando espaços em que o poder hegemônico de mercado é dominante.
Viviane Veiga Shibaki – Bacharel em Turismo e doutora em Geografia Humana pela USP. Tem experiência nas áreas de Turismo, Eventos e Geografia Urbana, com ênfase em temas ligados ao planejamento, desenvolvimento e mobilidade urbana, espaço urbano e patrimônio cultural.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de agosto, às 14h, pelo site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas unidades do Sesc em São Paulo.