Seu carrinho

Vencedores do Prêmio Barueri de Literatura

Cultura divulga os vencedores do Prêmio Barueri de Literatura 2020

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, responsável pelo Prêmio Barueri de Literatura, divulgou a lista dos vencedores da edição 2020, que teve como tema “Olhares em Tempo de Pandemia”. Os participantes discorreram sobre as percepções dos escritores na crise social e sanitária da Covid-19.

Ao total, 250 pessoas se inscreveram no Prêmio de Literatura, entre elas brasileiros, residentes e não residentes em Barueri, nas seguintes modalidades: Infanto-juvenil residente em Barueri (13 a 17 anos), Conto e Poesia (acima de 18 anos e moradores na cidade), e Conto e Poesia (não residente). Os vencedores receberam entre R$ 500 até R$ 4.000.

Gabriel Bertoncini, de 16 anos, ficou com o primeiro lugar na categoria infanto-juvenil residente em Barueri, com a obra “Taciturna Visão”. Ele conta que foi a primeira vez que participou do concurso, embora escreva contos e poesias há alguns anos. “Eu adoro escrever, vejo muitas vezes a escrita como uma válvula de escape da realidade, principalmente agora em períodos de pandemia. Grande parte das minhas escritas são baseadas em como estou me sentindo no momento que escrevo. Tenho outros contos e poesias, bem como participo de alguns grupos, nos quais todos compartilham um pouco de suas escritas. Sobre o incentivo à leitura, acredito que todos têm que aprender o quão prazeroso é ler um livro, sempre ficando atento para não afastar as pessoas da leitura. Acho que antes de oferecer apenas leituras clássicas é importante oferecer um leque abrangente para que essas possam encontrar aquilo que lhes agrada e se acostumem à leitura, levando, aos poucos, a uma verdadeira paixão pelos livros”, discorre.

Juliano Antunes ficou com o segundo lugar na categoria Conto não Residente, com a obra Xeque Mate. Ele é cientista político, compositor e tecladista da banda mineira Caldêra, que, inclusive, em 2019 ficou com o 3º lugar e recebeu o prêmio também na categoria Aclamação Popular no Femupo (Festival de Música Popular de Barueri). “Foi uma surpresa enorme! Fiquei muito feliz pelo reconhecimento e pela oportunidade dada pela cidade de Barueri. Foi através do Femupo, como músico, que conheci outros concursos de Barueri. O incentivo à literatura é muito importante, pois é um bem fundamental para a sociedade, que contribui na educação, na cultura e até nas relações íntimas das pessoas. Ela nem sempre é valorizada e dificilmente se desenvolve sem o incentivo público. E hoje temos muitas atrações que concorrem com a nossa atenção pelos livros e pela escrita, mas nenhuma delas substitui a literatura. Então é fundamental o incentivo para todas as idades, para que não abandonemos esse espaço de liberdade e reflexão que é a literatura.”

Os vencedores receberão, além da premiação em dinheiro, 1.000 unidades da publicação do livro contendo todos os contos e poesias desta edição.

Ganhadores do Prêmio de Literatura Barueri 2020

POESIA RESIDENTE ADULTO

1º lugar – Alexandre Felipe de Sousa – Nome da obra: Este Ano – Nº de inscrição: 179 
2º lugar- Arthur Henrique Balmant da Silva – Nome da obra: Poemagicamente – Nº de inscrição: 151
3º lugar- Jackeline Gomes – Nome da obra: Como Anda a Humanidade – Nº de inscrição: V157 
4º lugar – Maria Aparecida Freire Costa – Nome da obra: Dores – Nº inscrição: 160 
5º lugar- Cleiton José Carneiro Junior – Nome da obra: 05H43 – Nº inscrição: 192 

POESIA RESIDENTE JUVENIL

1º lugar- Ester Fernandes Martins dos Santos – Nome da obra: Ponto Final – Nº inscrição: 091 
2º lugar- Ezequias Fernades Martins dos Santos – Nome da obra: Sonetando a Pandemia – Nº inscrição: 090
3º lugar – Felipe Mandich Scatolin – Nome da obra: Frutos Podres e Maduros da Pandemia – Nº inscrição: 149 
4º lugar- Nicole Sant’Ana da Silva – Nome da obra: Muda – Nº inscrição: 159 
5º lugar – João Vitor Pereira Avena – Nome da obra: O reencontro da Paixão – Nº inscrição:001 

CONTO RESIDENTE ADULTO

1º lugar-Thais Kelen Cavalcanti dos Santos – Nome da obra: Rotina – Nº inscrição:194 
2º lugar-Ketelem Cristina Gromik – Nome da obra: Bichinhos Maus – Nº inscrição: 094
3º lugar- Jaqueline dos Santos Utsumomiya – Nome da obra: Solte as Mãos do Passado – Nº inscrição: 200 
4º lugar- Elaine Lavezzo – Nome da obra: Bardo – Nº inscrição: 180 
5º lugar- Feliphe de Jesus Silva – Nome da obra: Sessão Noturna – Nº inscrição: 097 

CONTO RESIDENTE JUVENIL

1º lugar- Gabriel Bertoncini – Nome da obra: Taciturna Invasão – Nº inscrição: 139 
2º lugar- Mateus Galvão Mamedes da Silva – Nome da obra: Dum Spiro Spero – Nº inscrição: 174 
3º lugar- 5º lugar- Felipe Mandichi Scatolin – Nome da obra: Missão Cumprida – Nº inscrição: 150
4º lugar-Beatriz de Jesus Paiva Siqueira – Nome da obra: O mundo por Trás da Telas Escuras – Nº inscrição: 114 
5º lugar- Ana Karoliny Silva Mota dos Santos – Nome da obra: Des Moments – Nº inscrição: 165 

POESIA NÃO RESIDENTE

1º lugar- Bernadéte Costa Nome da obra: Profundeza Nº inscrição: 121 
2º lugar-Walmor Fernando Costa Parente – Nome da obra: Prólogos – Nº inscrição: 182
3º lugar- Maria Luisa Duarte Simões – Nome da obra: Cine   Vaccinum – Nº inscrição: 064 
4º lugar- Márcio Davie Claudino da Cruz – Nome da obra: Pandemia – Damorte Invisível e o Vírus da Vida – Nº inscrição: 202 
5º lugar- Saul Cabral Gomes Júnior – Nome da obra: Um Brado no Ventre da Noite – Nº inscrição: 198 

CONTO NÃO RESIDENTE

1º lugar – Roberto Carlos Soares Sobrinho – Nome da obra: Quinta feira – Nº inscrição: 229 
2º lugar-Juliano Canedo Antunes – Nome da obra: Xeque Mate – Nº inscrição: 107
3º lugar- Emanuel Messias Ferreira – Nome da obra: Nada de Pânico – Nº inscrição: 032 
4º lugar– Carla Debone Siqueira – Nome da obra: As Garras do Abutre – Nº inscrição: 098 
5º lugar- Roberto Klotz   – Nome da obra: Thor é o meu vizinho – Nº inscrição: 231 

Texto: Valquíria Sirot

Foto do vencedor Juliano Antunes – crédito Paloma Alves



Oficinas de Artes abrem pré-matrículas

Seguindo todos os protocolos sanitários, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, por meio das Oficinas de Artes, retomarão as aulas presenciais de forma gradual. As aulas artísticas funcionarão com redução de número de alunos, distanciamento, uso de álcool em gel e máscara. Após o término de cada aula uma equipe fará a higienização no espaço.

Por conta da pandemia será feita uma pré-matrícula, por telefone, entre os dias 22 e 26 de fevereiro. O munícipe fará a reserva da vaga e agendará a data para efetivação da matrícula, que será de 01 a 12 de março. As aulas começarão no dia 15 do mesmo mês.

Os documentos necessários para a matrícula são: uma foto 3X4, xerox do RG, xerox do comprovante de residência atualizado no nome do responsável e exame médico (que pode ser entregue até julho de 2021) para as aulas de dança, circo e teatro.

Nesta fase as modalidades oferecidas são: pintura em tela, desenho e pintura, tricô, crochê e tear, circo, jazz dance, danças brasileiras, violino, cavaquinho, canto e coral adulto (virtual), violão clássico, violão popular, teatro, teatro musical, xadrez e piano. A partir de abril novos cursos farão parte da grade artística das oficinas.

A equipe de Desenvolvimento de Arte e Cultura fez uma reunião com todos os professores, gestores e colaboradores dos polos culturais para informar os procedimentos de prevenção a serem seguidos.

As aulas acontecerão em todas as bibliotecas da cidade, Casa das Oficinas, Centro de Eventos e Centro Comunitário Jaraguá-Mirim.

Para melhor atender os alunos e retomar as aulas de artes as bibliotecas/estações culturais Benedito Franco, no Jardim Paulista, e Jair Honório (Parque Viana) passarão por manutenção predial.

Volta às aulas de artes

“A arte é fundamental para todos, ela se faz necessária principalmente neste momento que a humanidade está vivendo, além de transmitir conhecimento a volta às aulas de artes trará mais alegria para os alunos. É por meio da arte que o ser humano expressa seus sentimentos, seja da angústia à alegria, seja da crítica ao elogio. E, desta forma, apresenta esses pensamentos à sociedade, ajudando a pensar mais e melhor o nosso viver. Seguiremos rigorosamente todos os protocolos sanitários para que todos fiquem protegidos”, ressaltou Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo.

Confira os locais e telefones para fazer a pré-matrícula:

Estação Cultural Cora Coralina, no Parque dos Camargos – 42015722

Estação Cultural Eny Cordeiro, no Jardim Belval – 41635913/41635916

Estação Cultural Jardim Maria Helena – 4199-1600

Estação Cultural João Galdino, no Jardim Silveira – 4194-6018

Estação Cultural Luís Fernandes, na Aldeia de Barueri – 4191-1061

Estação Cultural Salomão Cruz, no Jardim Pindorama – 4161-6948

Estação Cultural e Gibiteka Max Zendron, na Vila Boa Vista – 4198-0229

Casa das Oficinas, no Jardim dos Camargos – 4198-0972

Centro de Eventos, no Jardim dos Camargos – 4168-6114

Centro Comunitário Jaraguá Mirim, no Parque Imperial – 4199-1600

_______________________

Texto:Valquíria Sirot 

Crédito das fotos: Bob Cruz / Secult

Feirarte retoma atividades seguindo protocolos sanitários

A tradicional Feirarte (Feira de Arte e Artesanato de Barueri), que acontece no estacionamento da Prefeitura, no Centro, todos os sábados, está retomando as atividades seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra o novo coronavírus (Covid-19), como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

Sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, o funcionamento acontece com horário reduzido, das 12 às 18h, devido à pandemia.

A Feirarte possui mais de 50 barracas, envolvendo alimentação e artesanato, como confecção de aliança feita de moeda antiga, gravação de nome em grão de arroz, além de plantas medicinais e as tradicionais comidas típicas, como acarajé, feijão tropeiro, fogazza e doces.

Gisele Reis, que tem uma barraca de espetinhos no local há mais de 10 anos, fala sobre a importância do retorno da Feirarte. “Para nós, expositores, é uma fonte de renda que ajuda muitas famílias. É uma feira que tem lindos artesanatos e uma praça de alimentação maravilhosa. Tudo nela é feito com muito carinho, amor e higiene para os clientes”, ressaltou.



Curso gratuito de e-commerce Infra.digital

Organização abre inscrições para curso gratuito 100% online; A formação é aberta para jovens de 18 a 29 anos, preferencialmente moradores de Barueri e região

Quem vê no comércio eletrônico uma oportunidade de carreira ou geração de renda precisa de conhecimentos técnicos mínimos para ingressar em um mercado que, só no 1° semestre de 2020, cresceu 47% em relação ao mesmo período de 2019, a maior alta em 20 anos no Brasil (fonte: Webshoppers – 42ª edição, Ebit|Nielsen). 

Impulsionado principalmente pela pandemia, o e-commerce tem um potencial de crescimento exponencial, mas para suprir a demanda de profissionais no setor é preciso qualificação. O curso Infra.digital, oferecido pelo Instituto Ser +, organização que atua há mais de 10 anos com formação pessoal e profissional de jovens com menos oportunidades, está com inscrições abertas para as vagas deste primeiro semestre. São 30 vagas para jovens entre 18 e 29 anos, moradores da Grande São Paulo, que tenham vontade de se desenvolver na área. Após o curso, o Instituto realiza, ainda, o encaminhamento dos jovens para oportunidades no mercado de trabalho. 

Serão 180 horas de aulas 100% online, que abordarão os eixos de tecnologia e programação, comercial e vendas, administração e marketing. A duração é de três meses, com atividades durante 4 dias por semana. Ao final, os participantes apresentarão um protótipo de e-commerce para uma banca avaliadora e receberão certificado de conclusão. 

Serviço: O que: Curso gratuito de e-commerce Infra.digital

Quando e como: Fevereiro a Maio (180h), online

Quem pode participar: jovens de 18 a 29 anos da Grande São Paulo (preferencialmente Barueri e região)

Inscrições: até 19 de fevereiro pelo site: sermais.org.br

Informações: (11) 3208-1850